Você foi aprovado(a) no Vestibular Indígena Unicamp 2021! Aqui estão algumas orientações iniciais sobre a matrícula e a recepção.
MATRÍCULA
A matrícula dos aprovados na primeira chamada deverá ser feita exclusivamente pela internet.
Onde? Página da Comvest – estará em destaque durante o período!
Quando? Do dia 26 de julho até as 17 horas do dia 30 de julho (horário de Brasília)
Atenção: Mesmo que tenha sido convocado para seu curso de 2ª opção, você deverá efetuar a matrícula para garantir uma vaga, e poderá indicar se quer ou não continuar concorrendo ao curso de 1ª opção.
Após algumas horas da matrícula você receberá em seu email pessoal uma senha e um login para entrar no Sistema da Diretoria Acadêmica da Unicamp. Então, os alunos terão 24 horas para fazer o upload no SIGA dos documentos obrigatórios para matrícula (veja informações no PASSO 2).
PLANTÕES VIRTUAIS PARA TIRAR DÚVIDAS (via Googlemeet)
De segunda-feira, dia 26 de julho, a sexta-feira, 30 de julho.
Das 09h00 às 12h00: https://meet.google.com/beu-mkuu-wqf
Das 14h00 às 17h00: https://meet.google.com/hpa-vapv-jfb
Telefone de contato com plantonistas (via Whatsapp): 19 98292-7787
ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO
Após a matrícula online, a Diretoria Acadêmica (DAC) efetivará a matrícula (de acordo com a data de cada chamada) e todos os alunos receberão por e-mail, a partir do dia seguinte à matrícula on-line, a Declaração de Matrícula e a Senha de acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA).
Após o envio da Declaração de Matrícula e Senha de Acesso pela DAC, os alunos terão 24 horas para fazer o upload no SIGA dos documentos obrigatórios para matrícula:
I ― Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente.
II ― Histórico Escolar completo do Ensino Médio cumprido integralmente em estabelecimento da rede pública brasileira (federal, estadual, municipal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino.
Acesse o Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) da Diretoria Acadêmica (DAC)
Uma vez regularmente matriculado, e no prazo de até 30 dias, o aluno deverá, utilizando o seu nome de usuário (username) e senha, recebidos no ato da matrícula, carregar no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) frente e verso dos documentos a seguir, os quais constarão de seu Processo de Vida Acadêmica.
Os documentos que deverão ser enviados no prazo de 30 dias são:
I ― Certidão de Nascimento ou Casamento.
II ― Cédula de Identidade Nacional.
III ― Cadastro de Pessoa Física – CPF (não será aceito CPF de responsável).
IV ― Título de Eleitor, para os brasileiros maiores de 18 anos.
V ― Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR, para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.
*** O(a) aluno(a) menor de 18 anos deve carregar os documentos mencionados nos itens IV e V tão logo esteja de posse deles ou até o final do segundo semestre letivo do ano de ingresso.
DICAS
Atenção aos formatos permitidos e ao limite de tamanho de cada arquivo que deve ser enviado. Eles estarão indicados no formulário, no espaço destinado a cada documento.
Algumas ferramentas poderão ajudar:
– Há aplicativos, como o CamScanner em versão gratuita, que criam arquivos em PDF a partir de fotos que você tira com a câmera do celular.
Disponível para Android e iOS-Apple.
– Tem o arquivo em outro formato ou o arquivo está acima do limite de tamanho suportado para upload? Há ferramentas para conversão e compressão de arquivos.
Sugestões: ilovepdf, smallpdf, entre outros.
Atenção: Certifique-se que entregou a “Declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena” conforme estabelecido em Edital.
PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
O SAE – Serviço de Apoio ao Estudante é o órgão da Unicamp responsável pelos programas de permanência estudantil! Inicialmente, vamos falar sobre as bolsas sociais e programa de moradia – PME. Para ter acesso a esses benefícios, será necessário a sua participação no processo seletivo, que será realizado de forma virtual, através do envio de documentos, via sistema, e entrevista com as assistentes sociais do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).
Bolsas Sociais
Bolsa Auxílio Social (BAS), Benefício Emergencial para atividades não presenciais (BENP), Programa de Moradia Estudantil (PME) e Bolsa Auxílio Moradia (BAM). Saiba mais no site do SAE.
Atenção: Os pagamentos das bolsas são realizados através de uma conta corrente do Banco do Brasil ou Banco Santander, em seu nome. Caso não tenha conta nos bancos citados, é importante que providencie. Informamos que ambos os bancos oferecem a abertura de conta de forma virtual, via aplicativo.
INSCRIÇÕES
Para se inscrever, você deverá acessar o SIG/SAE, Sistema Integrado de Gestão (sistema de inscrições), utilizando o login e senha que receberá na matrícula. As inscrições terão início a partir do dia 26/07/2021. As demais datas, serão acompanhadas no calendário do processo de bolsas.
CONSULTE O CRONOGRAMA COMPLETO DO PROCESSO SELETIVO!
DOCUMENTAÇÃO
Enquanto aguarda a data para a matrícula, vamos falar sobre a documentação para o processo de bolsas: Para avaliação dos pedidos de bolsas apresentados ao SAE, além do preenchimento da ficha de inscrição, serão necessários o envio da documentação e você já pode consultar a lista de documentos necessários, mas lembrando que o envio será feito no sistema SIG/SAE, após realizar a sua inscrição no processo de bolsas do SAE.
CONTATO
Ao iniciar a sua inscrição, o seu pedido de bolsa, será acompanhado por uma assistente social do SAE, que será a sua referência, durante todo o processo. Ela fará a avaliação socioeconômica do pedido apresentado e também poderá tirar as suas dúvidas.
SERVIÇO SOCIAL CAMPINAS
E-mail: ssocial@sae.unicamp.br
Telefone: (19) 3521-6532 / (19) 3521-7227
Whatsapp: (19) 3521-6532
SERVIÇO SOCIAL LIMEIRA (FCA e FT) E PIRACICABA (FOP)
E-mail: postosae@unicamp.br
PROGRAMAÇÃO ACOLHIMENTO
A Unicamp preparou uma programação especial para o acolhimento dos estudantes ingressantes, que acontecerá de maneira remota! Serão realizadas diversas atividades para que você conheça a Universidade.
Entre os dias 2 e 6 de agosto, haverá apresentações sobre a Unicamp, as áreas, os cursos e os serviços sociais.
Já entre os dias 9 e 13 de agosto, a programação na primeira semana de aula incluirá apresentações mais detalhada dos cursos e atividades como rodas de conversa, palestras, dentre outras.
SEMESTRE REMOTO
Devido à pandemia da Covid-19, todas as atividades acadêmicas dos ingressantes no 2º semestre de 2021 serão à distância, por este motivo não será necessário o deslocamento para os campi da Unicamp nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba.
FERRAMENTAS GOOGLE
A Unicamp disponibiliza para toda a comunidade universitária o pacote de ferramentas gratuitas do Google, que oferece benefícios exclusivos, como o uso da ferramenta Google Sala de Aula, armazenamento ilimitado no Google Drive e e-mail, calendário Google integrado com suas contas e gestão institucional dos e-mails. Para acessar, coloque seu número do RA com 6 dígitos no campo usuário. A senha é a mesma utilizada para os demais sistemas (aquela mesma, do SIGA!).
WEBMAIL
Você receberá um email institucional e a partir de então este será o único meio de comunicação entre você e a Unicamp. Você deverá acessá-lo com bastante frequência para não perder nenhuma informação importante!
Acesse aqui, com login e senha recebidos na matrícula.
MATERIAL DE APOIO
PLANTÕES VIRTUAIS PARA TIRAR DÚVIDAS (via Googlemeet)
De segunda-feira, dia 26 de julho, a sexta-feira, 30 de julho.
Das 09h00 às 12h00: https://meet.google.com/beu-mkuu-wqf
Das 14h00 às 17h00: https://meet.google.com/hpa-vapv-jfb
Telefone de contato com plantonistas (via Whatsapp): 19 98292-7787
APOIO PRESENCIAL
Para os aprovados de São Gabriel da Cachoeira (cidade com maior número de inscritos no Vestibular Indígena 2021)
– O apoio para matrícula acontecerá na sede da FOIRN do dia 26/07 ao dia 30/07 (manhã e tarde);
– No momento da matrícula, haverá entrega de tablets emprestados pela Unicamp e chips para acesso à internet;
– Nos dias 29/07 e 28/07 às 14h, haverá palestra para orientação de uso do tablet e sistema acadêmico da Unicamp.
A DAC é a Diretoria Acadêmica da Unicamp, o órgão responsável pelo gerenciamento e infraestrutura acadêmica. É a DAC que cuida da elaboração do calendário escolar, dos catálogos de curso, dos processos de matrícula e alteração. Sempre que a gente tem alguma dúvida sobre algum assunto acadêmico, podemos acessar o site da DAC.
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) existe para garantir que, ao ingressar na universidade, os estudantes que apresentem dificuldades financeiras, de adaptações sociais e acadêmicas, possam ser auxiliados. São oferecidos serviço social, orientação educacional, orientação jurídica, administração, estágios e empregos, e bolsas.
Você irá acessar alguns sistemas ao longo da sua vida acadêmica. O caminho para eles está no site da DAC → menu Estudantes, ou aqui embaixo. O SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica – permite emitir documentos como: atestado de matrícula, histórico escolar, certificado de conclusão, entre outros.
A Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas (CAIAPI) é uma instância da Diretoria Executiva de Direitos Humanos que tem como objetivo contribuir com a concretização e o fortalecimento do papel social da Unicamp no que se refere à inclusão dos povos indígenas e à valorização das culturas dos povos originários.